Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cartilha sobre redução do estigma entre usuarios de drogas para empresas


Foto: Cartilha gratuita – Reduzindo o estigma entre usuários de drogas: guia para profissionais e gestores

Autores: Telmo Mota Ronzani; Ana Regina Noto; Pollyanna Santos da Silveira

Colaboradores: Ana Luísa Marlière Casela; Bárbara Any Bianchi Bottaro de Andrade; Érika Pizziolo Monteiro; Gabriela Correia Lubambo Ferreira; Jéssica Verônica Tibúrcio de Freitas

Download: http://goo.gl/pfjHlI.

Introdução

Apesar dos relatos do uso milenar de drogas, a mudança do contexto de uso, anteriormente ligado para fins ritualísticos, passando principalmente para o recreacional e ligados ao prazer, tem trazido alguns desafios para a sociedade moderna. Acrescenta-se a isso, aspectos geopolíticos, culturais, ideológicos e econômicos envolvidos no tema que são base para interpretações do que pessoas e sociedades pensam e julgam sobre o comportamento de consumo de drogas.

Portanto, é importante entendermos em que contexto fazemos nossos julgamentos sobre “o que é usar drogas” e o que está por trás do que é lícito ou ilícito. Frente à complexidade do tema, temos o grande desafio de organizar nossos serviços e sistemas de cuidados aos usuários de drogas para evitar que estes reflitam visões equivocadas sobre como “resolver o problema das drogas”. O preconceito, discriminação e estigma aos usuários é uma barreira importante para o tratamento. Para além das abordagens técnicas de cuidado, a esfera da relação entre profissional e usuário aparece como um fator fundamental para o cuidado adequado.

Sabemos que muitos portadores de sofrimento mental e usuários de drogas são alvo de estigmas que os excluem do direito ao cuidado à saúde. Por essa razão, o presente material tem como objetivo apresentar alguns conceitos e ferramentas úteis para profissionais de diversas áreas e gestores. Pretende-se, assim, contribuir para um tratamento mais adequado do estigma relacionado aos usuários de drogas e para a realização de intervenções junto aos mesmos a fim de reduzir o estigma e, consequentemente, melhorar o cuidado da saúde dessas pessoas.

Este é um material desenvolvido pelo Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e Drogas (CREPEIA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), resultado de alguns anos de pesquisa na área. O material é de uso livre e gratuito para profissionais e gestores de várias áreas.

Cartilha gratuita – Reduzindo o estigma entre usuários de drogas: guia para profissionais e gestores

Autores: Telmo Mota Ronzani; Ana Regina Noto; Pollyanna Santos da Silveira

Colaboradores: Ana Luísa Marlière Casela; Bárbara Any Bianchi Bottaro de Andrade; Érika Pizziolo Monteiro; Gabriela Correia Lubambo Ferreira; Jéssica Verônica Tibúrcio de Freitas

Download: http://goo.gl/pfjHlI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá comente aqui suas experiencias com nosso projeto